Quanto tempo de vida tu perdes no trânsito?

Foto: Claudio Fachel / Arquivo JC

Como Vereador e Presidente da Frente Parlamentar para a Melhoria do Trânsito – FRENTRÂNSITO – tenho me dedicado a estudar e buscar soluções para os problemas de mobilidade em Porto Alegre. Vejo e sinto a grande perda de tempo que os engarrafamentos acarretam.

Aliás, tu sabes quanto tempo perdes no trânsito?

Façamos a conta.

Hipoteticamente falando, em um trajeto de 20 minutos até o trabalho, a pessoa leva 40 minutos no horário de pico para chegar ao seu destino. Vinte minutos a mais na ida e na volta. Um total de 40 minutos por dia perdidos pela demora no deslocamento. Se multiplicarmos por cinco dias na semana e 30 anos de trabalho serão quase seis meses desperdiçados no engarrafamento. O que tu conseguirias fazer com todo este tempo a disposição?

A perda deste “semestre de vida” poderia ser evitado se tivéssemos um planejamento melhor de mobilidade urbana com mais investimentos da administração municipal nesta área. Algumas soluções são simples e minimizariam grandes problemas, como a instalação de siga livre, redução de canteiros (pouco aproveitados) para ampliação da pista de rolamento, automatização de semáforos e construção de passarelas para pedestres.

Isto melhoraria o tráfego do transporte coletivo e de automóveis, que correspondem a maior parte dos veículos que circulam no Município (cerca de um milhão de carros por dia útil).

Ou seja, todos os modais precisam trafegar em harmonia na Cidade com o transporte coletivo sendo priorizado, mas tendo em mente que só a criação de faixas exclusivas (como na Independência e Ipiranga) não acabará com os engarrafamentos nem fomentará o uso do ônibus.

Assim como construir ciclovias não planejadas não incentivará o deslocamento por bicicletas. É preciso fazer mais. É necessário planejar a mobilidade levando em consideração a geografia e a vocação de cada bairro. Está na hora de termos um programa efetivo e a longo prazo que melhore o trânsito na Cidade. E isso não se faz sozinho.

Quais são as tuas sugestões para melhorar a mobilidade em Porto Alegre?

Um comentário em “Quanto tempo de vida tu perdes no trânsito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s