Conselhos Tutelares: Por que tão poucas pessoas votam neste dia?

Criados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os Conselhos Tutelares são órgãos encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das nossas crianças e jovens. São eles que recebem denúncias de violações de direitos, que notificam o Ministério Público, que pedem a troca de guarda familiar, que atuam em casos de violência doméstica, além de fiscalizar as políticas públicas criadas para este segmento de pessoas que representa o futuro da nossa cidade.

 

Suas atribuições já demonstram sua importância, por isto me pergunto: Por que tão poucas pessoas votam neste dia?

Neste ano votaram 43.754 eleitores de um total de cerca de 1,1 milhão de pessoas aptas a votar em Porto Alegre. Se houve crescimento em relação ao pleito anterior, quando votaram pouco mais de 16 mil pessoas, ainda é muito pouco face a importância destas pessoas para nossa comunidade.

Dos 185 candidatos, pré-selecionados por seus currículos e por uma avaliação escrita, 50 foram eleitos para atuar em uma das 10 microrregiões de Porto Alegre. Destes, 76% são ou já foram conselheiros titulares ou suplentes. Ou seja, uma renovação muito baixa, talvez reflexo da pequena participação da sociedade no processo eleitoral.

Muitos desconhecem até mesmo a existência dos conselhos, o que dizer então de sua atuação. Outros se acomodam e acabam esquecendo de exercer sua cidadania. Com isto, algumas organizações que tem histórico de militância e se utilizam destes órgãos como trampolim para cargos políticos acabam se beneficiando, pois com poucos votos conseguem eleger seus filiados.

Não podemos perder de vista as responsabilidades que elenquei no primeiro parágrafo deste texto, afinal o motivo de existência destes conselhos são nossas crianças e jovens. E é por eles que peço a ti que, caso não tenha tido oportunidade de votar neste domingo passado, marque um compromisso na sua agenda para daqui a quatro anos.

Porto Alegre agradece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s