II Caminho dos Santuários movimentará centenas de fiéis na Capital

Foto: Rodrigo Vasques

Incentivar o turismo religioso e testemunhar a Fé pelas ruas de Porto Alegre são os objetivos do II Caminho dos Santuários, que será realizado no dia 19 de outubro. No ano passado, trezentos peregrinos completaram o trajeto de 10 km, passando pelo Santuário de Nossa Senhora do Trabalho, Parque Vinte de Maio, pelas igrejas São Vicente de Paulo, Imaculado Coração de Maria, Santa Bárbara e Madre Teresa de Calcutá e pelo Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Nesta edição, as novidades são os acréscimos do Parque Chico Mendes e da Praça México no roteiro.

Foto: Rodrigo Vasques

A caminhada é gratuita e as inscrições iniciam nesta sexta-feira, 27 de setembro, pelo link. Os primeiros 200 inscritos receberão a camiseta do Caminho, que é organizado pelos Santuários do Trabalho e de Fátima com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) e das paróquias do percurso. O patrocínio é da Rede de Escolas São Francisco, Solidum, Roda Flores e Adriana Mauri Imóveis.

Foto: Rodrigo Vasques

Para o padre Renato Schneider, pároco do Santuário do Trabalho, o Caminho é uma forma de vivenciar a religiosidade e aproximar os paroquianos da zona norte. “Somos todos Igreja e precisamos destes momentos em comunidade para fortalecer a nossa Fé. Caminhei no ano passado e foi muito bonito ver os peregrinos rezando e cantando pelas ruas da Cidade. Tudo, com muita alegria e animação”, comenta.

O presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel, acrescenta que além das seis igrejas o trajeto também perpassa seis bairros. “Passamos pela Vila Ipiranga, Passo das Pedras, Rubem Berta e os Jardins Itu-Sabará, Leopoldina e Planalto, contemplando várias faces da Capital que não entram nos tradicionais roteiros turísticos”, explica. Esta é a terceira caminhada promovida pela Frentur em 2019: em abril foi realizado o III Caminho de Porto Alegre e, em agosto, a 1ª edição do Caminho Navegantes-IAPI.

Foto: Rubens Monteiro

Na chegada ao Santuário de Fátima haverá uma missa para recepcionar os caminhantes. A expectativa é que 600 peregrinos participem do II Caminho dos Santuários.

Mais informações pelo caminhodossantuarios@gmail.com ou 3220-4214.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s