Pequenas ações, grandes soluções

A repercussão da abertura do “novo” Largo dos Açorianos mostrou o quanto os porto-alegrenses necessitam ver as obras da Cidade sendo finalizadas. Desde 2013, diversas regiões de Porto Alegre estão passando por “reformas”, que nunca terminam por problemas no projeto, falta de recursos, etc.

Falamos das grandes intervenções, que ganham destaque na mídia e entram nas pautas de reclamações da Cidade. Mas será que as pequenas melhorias não deveriam receber o mesmo destaque? Ou, pelo menos, ser o motivo de ações práticas de reclamação? Porque nos acostumamos com o que está “mais ou menos”?

Falo dos buracos nas vias, dos desníveis das calçadas, das pichações, do atraso dos ônibus, da água que está vazando perto da sua rua, do esgoto, do carro mal estacionado que atrapalha o trânsito, da praça que precisa de capina e por aí vai.

Refiro-me às pequenas fiscalizações que cada um de nós, como cidadão, pode e deve fazer. Claro, o Vereador tem a obrigação de fiscalizar o que está sendo feito no Município, afinal, recebe, também, por isto. Mas não é uma tarefa exclusiva dele. Infelizmente, pelo tamanho da Cidade, a Prefeitura não consegue chegar e estar em todos os lugares. No entanto, pode ser informada sobre as demandas de cada bairro através do telefone 156, pelos vereadores ou neste link.

Há algum tempo, em uma reunião aqui na Câmara, o diretor do Procon disse que as pessoas não tinham consciência do poder que têm nem da importância de denunciar. Pois é pelo maior número de reclamações que são escolhidas as prioridades ou investigadas as empresas. Só que estas reclamações precisam ser efetivas e sair das rodas de conversa e chegar à Prefeitura ou à Câmara.

É fácil dizer que “Porto Alegre está mal cuidada”, que “Porto Alegre não dá mais” e tantas outras coisas que poderíamos falar. Mas podemos ser mais efetivos.

No mês de agosto, meu gabinete fez 141 pedidos de providência na Prefeitura sobre buracos, vazamentos, podas, capina e etc. Quantos será que nós, juntos, poderíamos fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s