Você venderia o seu imóvel pelo valor da avaliação do IPTU?

Nesta semana, aprovamos o projeto que atualiza a Planta de Valores do IPTU e eu votei favorável, assim como em 2017 e em 2018. Porque o imposto vai diminuir ou ficar igual para 51% dos porto-alegrenses e aumentar para os outros 49%. Mas como o IPTU ficará mais barato se está todo mundo dizendo que o projeto é para aumentar o imposto?

É simples, porque a alíquota diminui.

Até 2019, era cobrado 0,85% sobre todos os imóveis residenciais de Porto Alegre. Com a nova lei, a alíquota será progressiva e calculada por intervalo de faixa, de acordo com os valores de cada construção. E, somente, os imóveis com valor venal (que é 70% do valor de mercado) acima de R$ 3 milhões terão a alíquota de 0,85%. Além disso, até R$ 60 mil todas as residências terão isenção.

As zonas que mais valorizaram nos últimos anos e que possuem melhores condições de infraestrutura, provavelmente, terão as maiores atualizações nos valores das construções. Já nos bairros Restinga, Jardim Leopoldina, Lomba do Pinheiro e Rubem Berta, o IPTU diminuirá em 52%, 36%, 27% e 22%, respectivamente.

Para proprietários que terão redução no seu imposto, ela chegará nos boletos de 2020. Porém, o aumento será dividido em seis anos.

Sei que ninguém gosta de pagar imposto, ainda mais com a carga tributária elevadíssima do Brasil, onde até a nossa respiração é tributada.

Eu também não gosto de aumentar imposto, mas como membro antigo da Comissão de Finanças da Câmara conheço muito bem a necessidade financeira da Prefeitura para atender as demandas mínimas dos 1,5 milhão de porto-alegrenses.

A arrecadação do Município vai aumentar. No entanto, não é porque se cobrará uma taxa maior sobre as construções, mas porque o valor delas será atualizado.

Estou sendo e, ainda, serei muito criticado pelo meu voto. Mas questiono: você venderia o seu imóvel pelo valor da avaliação do IPTU? A resposta explica a necessidade ou não da atualização da planta de valores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s