III Caminho de Porto Alegre: Fé, animação e superação

Foto: Joel Vargas

A garoa que cobriu os céus da Capital gaúcha na manhã deste domingo, 28 de abril, não foi suficiente para desanimar as centenas de pessoas que aguardavam animadas e ansiosas, em frente à Catedral Metropolitana, a largada para o III Caminho de Porto Alegre. Afinal, peregrino caminha com qualquer tempo.

Por isso, o casaco que escondia, no início, a camiseta oficial do evento foi parar na mochila ou amarrado na cintura quando os caminhantes chegaram ao Santuário de Santa Rita de Cássia, no Guarujá. Lá, no sol e segurando a bicicleta, o ciclista Marcelo Terra se preparava para retornar à Cidade Baixa, após ter sido voluntário, auxiliando os peregrinos durante os 22 km do percurso.

Foto: Marcia Kazumi

Ainda entusiasmado, ele afirmou que esta foi uma vivência que ele nunca havia feito.  “O Caminho capta uma atmosfera diferente de Porto Alegre. A gente passa pelo Centro, pela nova Orla e parece que saí da Cidade quando vem para a Zona Sul”, explicou. Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, Espanha, a rota porto-alegrense possui como pontos oficiais a Catedral Metropolitana, a Igreja das Dores e os Santuários de Schoenstatt e de Santa Rita de Cássia. Terra elogiou a religiosidade da caminhada, que podia ser sentida nos templos e entre os peregrinos. “Achei ótimo mesmo não sendo religioso. Aliás, foi muito rico o foco religioso. Não precisa ser praticante para vir porque isso é cultura, isso é Porto Alegre”.

Foto: Joel Vargas

Participando pela primeira vez do evento, Alinne Barcellos e a mãe Juçara Barcellos estavam contentes por caminharem pelas várias faces da Cidade. Assim como o novo-hamburguense Marcelo Oliveira, que ainda não conhecia a Orla Moacyr Scliar e ficou encantado com os pontos oficiais. “É uma caminhada peregrina, que traz uma energia, um ânimo diferente, conciliando o conhecer com o renovar”.

Várias equipes de caminhada também marcaram presença no Caminho, entre elas, As Gurias Trilheiras, de Taquara, com uma comitiva de 20 pessoas. No meio delas, estavam Antonieta Lucia Seimetz, que se autodenomina uma das “vovós do grupo”, por ter 65 anos de idade, e Rosilene Stangherlin e Vanessa da Rosa que concluíram a rota francesa do Caminho de Santiago em 2017. Stangherlin contou que as duas, mãe e filha, prepararam-se durante três meses para completar os 322 km do trajeto. “Começamos caminhando 3 km e chegando em casa com a língua de fora” disse rindo. Para ela, o principal é colocar uma meta e se superar para alcançá-la.

Cristiane já iniciou sua preparação para Santiago. Foto: Guilherme Sampaio

Pensamento parecido com o de Cristiane Karasek Wasielewski, moradora de Gravataí, que costuma participar da Procissão de Navegantes e que caminhou pela primeira vez a rota porto-alegrense, pois deseja realizar o roteiro europeu no ano que vem. “O Caminho começa quando a gente decide ir”, afirmou.

O Caminho de Porto Alegre é organizado pela Associação dos Amigos de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo de Porto Alegre da Câmara de Vereadores (FRENTUR) e da Prefeitura Municipal. Segundo o presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel, o objetivo da caminhada é fomentar o turismo religioso e fazer com que as pessoas ocupem as ruas da Cidade. “Queremos que os turistas, os porto-alegrenses, que todos conheçam e vivam Porto Alegre. Cada um realiza a caminhada com um objetivo. Alguns, pela questão religiosa, outros porque gostam de caminhar. E é isso que deixa o Caminho tão especial”, sinalizou.

O evento, contou com mais de 900 peregrinos de 40 municípios diferentes e teve o patrocínio de Zaffari, Shopping Total, CenterShop, HART’S e Vida Leve.

Foto oficial foi feita no templo católico mais antigo de Porto Alegre, a Igreja das Dores. Foto: Joel Vargas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s