EPTC: máquina de multas?

Foto: Felipe Daroit – RBS

Volta e meia alguém diz que a EPTC multa demais. Eu concordo. Afinal, nunca vi nenhum veículo parar sobre a faixa de pedestres com o sinal fechado ou desrespeitar o limite de velocidade. Nunca encontrei carros fechando o cruzamento e prejudicando a circulação nem bloqueando a via. Tampouco motoristas mexendo no celular e automóveis parados em local proibido ou estacionados em esquinas.

E os pedestres são os maiores prejudicados não é mesmo? Pois nunca atravessam a rua fora da faixa nem se aventuram entre os carros.

Se fosse assim, não haveria motivos para multar. Infelizmente, o que ocorre na capital gaúcha é o oposto. Praticamente todos nós, e aí me incluo, já praticamos estas infrações (sim, todas estão previstas no Código de Trânsito) mas a frequência com que vemos isto acontecer em nossa Cidade é alarmante. Basta prestar um pouco de atenção nos seus deslocamentos. Tenho certeza que você contará mais de dez infrações até chegar ao seu destino.

Seria, então, o porto-alegrense o maior culpado pelo caos no trânsito? Talvez. Pois parece que aqui não aceitamos o tráfego e não agimos de forma a minimizar seus impactos (inclusive sobre a saúde).

Porto Alegre tem cerca de 900 mil veículos. Com este número é  muito difícil não haver congestionamento, principalmente quando falta planejamento de mobilidade urbana e cada motorista quer ser o primeiro a chegar.  Muitas vezes, “perder” trinta segundos significa facilitar a passagem de mais de uma dezena de veículos e desobstruir o trânsito, o que beneficiará a todos nos quilômetros seguintes.

Dirigir na Capital nos horários de pico é uma prova de resistência, ainda mais em um cenário de constante desrespeito às normas de trânsito, onde, às vezes, a punição pode ser a solução.

Se é verdade que a EPTC é uma máquina de multas, não deveríamos, nós, sermos motoristas melhores?

***Artigo publicado no Jornal do Comércio em 05 de abril de 2019

Um comentário em “EPTC: máquina de multas?

  1. Boa noite Sr Nedel. Seria possível fazer um tapa 5 buracos na Rua Dario Borba em frente ao número 120 , rua bem ruim de transitar pois há uma escola na rua , pais estacionam nos dois lados, carros são obrigados passar pelos buracos, obrigada pelo atendimento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s