Abertas as inscrições para o III Caminho de Porto Alegre

Mais de 500 peregrinos participaram do evento em 2018

Caminhar pelas ruas da Capital, conhecer os bairros e a rotina da Cidade e superar as próprias dificuldades físicas é o que centenas de peregrinos farão durante os 22 km do Caminho de Porto Alegre. A segunda edição do evento, que reuniu participantes de 30 municípios diferentes em 2018, será no dia 28 de abril a partir das 07 horas na Catedral Metropolitana. A caminhada é inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e os quilômetros percorridos na capital gaúcha poderão ser utilizados para a obtenção da Compostelana.

O roteiro do Caminho de Porto Alegre perpassa os principais pontos turísticos, culturais e religiosos do Centro à Zona Sul da Cidade, como o Theatro São Pedro, Orla do Guaíba, Museu Iberê Camargo, Vila Assunção, Praia da Pedra Redonda, Orla de Ipanema, além dos pontos oficiais do trajeto: Catedral Metropolitana, Igreja das Dores, Santuário de Schoenstatt e Santuário Santa Rita de Cássia.

As ruas do centro histórico fazem parte dos primeiros quilômetros da caminhada

A caminhada é organizada pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela no Rio Grande do Sul (ACASARGS) com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara de Vereadores (FRENTUR) e da Prefeitura Municipal. Segundo o presidente da Frentur, vereador João Carlos Nedel, a edição de 2019 terá duas novidades. “Neste ano, abrimos a opção de os peregrinos fazerem o trajeto de bicicleta e já temos alguns ciclistas confirmados. Também acrescentamos um local no percurso, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida”.

As inscrições são gratuitas e iniciaram nesta quarta-feira, 03 de abril, pelo site (https://acasargs.com.br/evento/iii-caminho-de-porto-alegre/). Os 600 primeiros inscritos receberão o kit peregrino com camiseta, credencial, água e barra de cereal. Haverá pontos de apoio e acompanhamento médico ao longo de todo o percurso.

De acordo com a presidente da ACASARGS, Adriana Reis, a expectativa é que cerca de 800 peregrinos façam o Caminho. “Todos os dias a Associação recebe e-mails de pessoas perguntando sobre a caminhada, inclusive de outras cidades. É muito legal ver toda esta mobilização e perceber que o espírito do Caminho de Santiago está presente no Caminho de Porto Alegre”, explica.

O III Caminho de Porto Alegre tem o patrocínio de Zaffari, Shopping Total, CenterShop, HART’S e Vida Leve. Na Câmara Municipal, tramita um projeto de lei do vereador João Carlos Nedel para incluir o Caminho no Calendário de Eventos de Porto Alegre.

Caminho de Santiago de Compostela

Considerado Patrimônio da Humanidade, o Caminho de Santiago possui várias rotas que levam à Santiago de Compostela, onde se encontram as relíquias do apóstolo Santiago Maior. Peregrinos de diversos países realizam a caminhada, desde o século IX, para adquirir a Compostelana que é o certificado recebido ao completar, no mínimo, 100 km dos 800 km que compõe todo o Caminho de Santiago.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s