Frentur promoveu ações que movimentaram o turismo da Capital

Com o objetivo de fomentar o Turismo em Porto Alegre, a Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR) promove e apoia a produção de eventos que ofereçam opções de lazer e fomentem a ocupação dos espaços públicos da Cidade. Com esse intuito, realizamos, ao longo de 2018, ações no âmbito do Turismo Religioso, Natal e Revéillon.

No dia 22 de abril, ocorreu a 2ª edição do Caminho de Porto Alegre, que reuniu mais de 500 peregrinos, de 30 municípios gaúchos, que caminharam entre a Catedral Metropolitana e o Santuário de Santa Rita de Cássia. Os 21 km do percurso contemplaram pontos turísticos e históricos do centro e da zona sul da Cidade, mostrando uma face belíssima e pouco explorada da Capital.

O mesmo aconteceu no 1º Caminho dos Santuários, que adentrou os bairros da zona norte ao mesmo tempo em que apresentou as igrejas que compõem o trajeto entre os Santuários de Nossa Senhora do Trabalho e Nossa Senhora de Fátima. Com 10 km de extensão, a caminhada teve a participação de 300 peregrinos e foi realizada no dia 20 de outubro.

 

No final do ano, trabalhamos para retomar as comemorações natalinas no Município, com a 1ª edição do Porto dos Natais, no dia 07 de dezembro. O evento teve a apresentação de músicas natalinas pelo coral Ítalo-brasileiro do Rio Grande do Sul e pela Banda Municipal de Porto Alegre, além da colocação de uma árvore de Natal em frente à Prefeitura Municipal, que permaneceu por todo o mês de dezembro.

Já para fomentar as decorações pela Cidade, promovemos um concurso natalino entre as igrejas de Porto Alegre, que elegeu a paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus com a melhor iluminação externa e a Capela São Luis Orione com o presépio mais bonito.

 

Na virada de 2018, foram retomadas as comemorações do Revéillon na Orla do Gasômetro e incentivamos os barcos a participarem da 2ª Naviata, navegando iluminados pela Orla.

Como presidente da Frentur, ainda participei das reuniões do novo Centro de Eventos e articulei com a Prefeitura e a Associação do Turismo Náutico do Rio Grande do Sul (ATUN) a abertura antecipada do atracadouro da Orla Moacyr Scliar para possibilitar que os barcos de turismo voltassem a realizar suas viagens na Orla. Também estou atuando nos projetos de revitalização da Ilha da Casa da Pólvora, de fomento ao Turismo Náutico e na instalação de um Heliponto público na Orla.

Todas essas atividades têm o objetivo de dar visibilidade aos potenciais turísticos da Capital e promover o desenvolvimento econômico da Cidade.

Para 2019, nossa intenção é continuar as ações iniciadas em 2018, como a realização do 3º Caminho de Porto Alegre no dia 28 de abril e o 2º Caminho dos Santuários em 19 de outubro. Além disso, iremos incentivar as mudanças necessárias para tornar Porto Alegre mais turística e acompanhar o andamento das obras no Cais Mauá, Pontal do Estaleiro, trecho 3 da Orla do Gasômetro e na Praça dos Açorianos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s