Trezentos peregrinos participaram do Caminho dos Santuários

A primeira edição do Caminho dos Santuários reuniu cerca de 300 peregrinos, que caminharam pelas ruas da Zona Norte de Porto Alegre no último sábado, dia 20 de outubro. O percurso de 10 km teve início no Santuário de Nossa Senhora do Trabalho, passou pelo Parque 20 de Maio, pelas igrejas São Vicente de Paulo, Imaculado Coração de Maria, Santa Bárbara, Santa Teresa de Calcutá até chegar ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Famílias, idosos, adultos, jovens e crianças vivenciaram a sua Fé enquanto conheciam os bairros Vila Ipiranga, Jardim Itu-Sabará, Passo das Pedras, Jardim Leopoldina e Rubem Berta. Enquanto alguns conversavam, outros rezavam. Como fez a noviça paraguaia da congregação Fraternidade O Caminho, Teresa de Jesus Acosta, que está em Porto Alegre há sete meses. “Tem que ir contemplando, ir caminhando e rezando, senão é só mais uma caminhada. Este Caminho é uma demonstração de Amor, é um Encontro com Jesus por meio de Maria”, explicou.

Mariana Peixoto, André Monteiro e Ketlin Herculano (direita)

Da mesma forma, a família de Cátia Regina dos Santos aproveitou para aproximar os laços e fortalecer a fé dentro de casa. A peregrina, que participa da paróquia São Cristóvão não escondia a felicidade de poder caminhar com o marido, o filho e a nora. “Espero que tenha sido a primeira de muitas”, ponderou.

Nas igrejas, houve acolhida e os peregrinos aproveitaram para viver um momento mais contemplativo. O estudante de engenharia André Monteiro, que antes de morar na Capital gaúcha, residiu em Belém do Pará, contou que viveu momentos de nostalgia durante o Caminho. “A caminhada me lembrou muito a procissão do Círio de Nazaré (Belém). Deu para matar a saudade. Só que aqui teve alguma coisa diferente que eu não consigo explicar”. Para a estudante de medicina e paroquiana da Igreja Imaculado Coração de Maria, Ketlin Herculano, o mais emocionante foi ver a comunidade unida e rezando junto.

A portuguesa Anabela Natividade, que participou do II Caminho de Porto Alegre, compartilha da mesma opinião. “É muito bonito ver a devoção das pessoas e como elas exteriorizaram a sua fé com alegria”. Ela ressaltou que o Caminho dos Santuários foi uma oportunidade para conhecer a Cidade. “Hoje eu pude ver a realidade do Brasil, ver como é a vida aqui, coisa que turista não tem acesso. Estou muito grata pela experiência”, finalizou.

A caminhada turístico-religiosa é organizada pelas igrejas do trajeto com o apoio da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal (FRENTUR), presidida pelo Vereador João Carlos Nedel, da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Rio Grande do Sul (ACASARGS) e da Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A Rede de Escolas São Francisco, os Santuários de Fátima e do Trabalho e o Asun foram parceiros do evento.

A próxima edição do Caminho dos Santuários será no dia 19 de outubro de 2019. Conforme Nedel, a intenção da Frentur é fomentar o turismo religioso na Cidade e tornar a caminhada conhecida por todos os porto-alegrenses.

Um comentário em “Trezentos peregrinos participaram do Caminho dos Santuários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s