Morano Calabro é homenageada pela Câmara

Prefeitos de Porto Alegre e Morano Calabro trocam bandeiras
Prefeitos de Porto Alegre e Morano Calabro trocam bandeiras

Em sessão solene realizada na noite de terça-feira (14/4), no Plenário Otávio Rocha, a CMPA prestou homenagem aos 25 anos de fundação do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul. A entidade é mantida para preservar a tradição e a história de Morano Calabro, pequena cidade localizada aos pés do Monte Polino, na Itália, que é “irmã” de Porto Alegre. A integração foi firmada com o objetivo de criar relações econômicas e culturais e laços de cooperação

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

A homenagem, que contou com as presenças do prefeito de Morano Calabro, Nicolò de Bartolo, e do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, foi proposta pelo vereador João Carlos Nedel: “Os colonizadores se aventuraram pelos mares em busca de uma nova pátria no caminho de um novo sonho, entre eles uma leva de imigrantes oriunda de Morano”, disse, referindo-se à vinda dos italianos para o Brasil. Nedel elogiou a força e a persistência dos pioneiros para se estabelecerem em um país distante. “A presença calabresa em Porto Alegre se originou na Vila Nova com a vinda de agricultores, que desenvolveram a economia daquela região.”
Nedel finalizou seu discurso elencando nomes que serão destinados à identificação de ruas de Porto Alegre, todos de imigrantes que contribuíram para o desenvolvimento da Capital. No ato, foi descerrada simbolicamente, no Plenário, uma placa da rua que homenageia Gaetano Santagada, um dos primeiros italianos a chegarem à Zona Sul. Gaetano também foi prefeito de Morano Calabro.

Prefeitos e imigrantes

O atual prefeito de Morano Calabro elogiou a comunidade moranesa de Porto Alegre pela “tenacidade e pelo trabalho” com que tem representado a Itália e sua região de origem. “Trata-se de um aporte afetivo que poderá ampliar no futuro um maior intercâmbio entre as duas cidades irmãs.” Nicolò de Bartolo encerrou o discurso declarando o seu amor pela cidade-irmã, afirmando que seu coração “bate por Porto Alegre”. Já o prefeito José Fortunati disse que, apesar de descendente, só conheceu a Itália em 1995. Segundo ele, o país “modelou seu passado”, com valores de gastronomia, cultura e costumes.

O cônsul-geral da Itália, Nicola Occhipinti, revelou que um terço da população do Rio Grande do Sul tem descendência ou ligação com a Itália. Os vínculos comerciais entre os dois países também são motivo de comemoração, segundo ele.

A presidente do Centro Calabrese do Rio Grande do Sul, Rosária Anele, disse que os imigrantes conseguiram se separar da terra natal e se enraizar no Estado, destacando a dedicação à propriedade e assumindo um lugar no mercado.

Vereadores

Reginaldo Pujol disse que a homenagem mostrou um profundo conhecimento da história calabresa em Porto Alegre, desconhecida por muitos. Rodrigo Maroni afirmou que é descendente de moraneses, de pai e mãe, e destacou a presença da cultura italiana no Estado. Idenir Cecchim lembrou a facilidade dos italianos de se adaptar e fazer amigos. Guilherme Socias Villela dirigiu-se ao prefeito de Morano dizendo que também já foi prefeito de Porto Alegre e, no exercício do mandato, sancionou a lei que tornou as duas cidades irmãs.

O presidente da Câmara, Mauro Pinheiro, encerrou a solenidade dizendo que a Casa quer cada vez mais estreitar as relações com a Itália. Afirmou que a Câmara sempre estará disposta a colaborar no que for necessário.

Após a homenagem foi inaugurada a exposição de pinturas, desenhos e fotos “Morano-Porto Alegre”, que pode ser visitada até 29 de abril na Câmara.

Texto: Flávio Damiani – CMPA (Editado pelo Gabinete do Vereador Nedel)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s